• Ouça Ao Vivo:

Campinas supera dez mil casos de Coronavírus e alta provoca procura por testes

Passa de 10 mil o número de casos de Coronavírus em Campinas. Desde o início da pandemia, 384 óbitos por Covid 19 já foram registrados na cidade, localizada a cerca de 80 quilômetros de São Paulo, atual epicentro da doença, com mais de 323 mil pessoas infectadas.

Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo e mostram ainda que dos 645 municípios do Estado, pelo menos uma pessoa foi infectada em 628 cidades, sendo 389 com um ou mais óbitos. São números que provocaram uma verdadeira corrida da população por testes para detecção do vírus. A Unicamp, por exemplo, já realizou, até o momento, quase 5 mil estes.

Laboratórios particulares da região também contabilizam crescimento. De acordo com levantamento divulgado pelo Grupo Sabin, nas seis unidades de atendimento à população da região, entre os meses de abril e junho deste ano, a procura por testes no modelo RT-PCR teve crescimento superior a 195%, chegando à aproximadamente 2.000 testes apenas no mês de junho e a expectativa do Gestor da empresa, o médico Alex Galoro, é que em julho um novo recorde de exames seja atingido. "Apenas na primeira semana de julho, já podemos ter uma ideia do cenário para este mês. Já realizamos mais de 300 testes, em apenas cinco dias", destaca o especialista.