Campinas anuncia isenção na conta de água para cerca de 77 mil pessoas

Moradores de Campinas (SP) que consumirem até 10m³ de água por mês durante a pandemia do novo coronavírus terão isenção da tarifa. A medida foi anunciada pela prefeitura e pela Sanasa – empresa responsável pelo abastecimento da cidade – nesta quarta-feira (25), terceiro dia de quarentena por conta do avanço da Covid-19. Campinas tem 10 casos confirmados de coronavírus e outros 308 em investigação.

Segundo Jonas Donizette, foi constatado um aumento substancial no consumo de água neste mês de março por conta das pessoas estarem em isolamento em casa, respeitando a orientação para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Por isso, os demais moradores de Campinas também serão beneficiados com a manutenção das tarifas cobradas nos mesmos três meses de 2019.

O benefício é voltado para cidadãos de baixa renda e atinge cerca de 77 mil pessoas, informou a administração municipal. A alteração começa na medição do dia 30 de março, ou seja, será percebida nas faturas de abril, maio e junho. A isenção terá duração de três meses.

 

Como ficam as faturas a partir de abril

  • Moradores de baixa renda que consumirem até 10m³ de água por mês ficam isentos por três meses.
  • Demais moradores pagarão o que desembolsaram em 2019, referente ao consumo nos meses de março, abril e maio.
  • Comércios não entram nessa conta, pois o consumo durante a quarentena será menor do que no ano passado.
  • Sanasa e prefeitura vão absorver diferença do que for consumido nesses três meses. Valor não será repassado à população.
  • Cortes de água não estão impedidos de ocorrer, mas cada situação será avaliada separadamente pela Sanasa. Para isso, morador deve entrar em contato pelo teleatendimento, no número 0800 772 11 95.

 

Fonte: Comando Notícia