Offline
Campinas lança plano para fortalecer ensino e elevar indicadores educacionais
Série de ações inclui a implementação do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, consultoria especializada, espaço inédito para educação ambiental e a continuidade de melhorias já realizadas
Por Janete
Publicado em 20/02/2026 17:26
Educação

A Secretaria de Educação de Campinas criou um plano de medidas para fortalecer o ensino municipal durante o ano letivo de 2026. O objetivo é aprimorar as aprendizagens dos quase 60 mil estudantes matriculados nos ensinos infantil, fundamental e na educação de jovens e adultos (EJA), a partir de novidades pedagógicas e melhorias estruturais.

A série de ações integradas é uma resposta diante dos resultados de dois levantamentos divulgados recentemente pelo Estado e governo federal que ainda indicam reflexos do período mais grave da pandemia de covid-19, em virtude do fechamento das escolas durante um ano (apesar de atividades híbridas) e de impactos socioeconômicos nas vidas das famílias, alterando o cotidiano e priorização dos estudos no período posterior.


Percentual dos alunos de 7 anos leitores iniciantes ou fluentes (Alfabetiza Juntos SP 2025)

- Rede Estadual: 78% de alunos leitores
- Rede de Campinas: 70% de alunos leitores


Indicador Criança Alfabetizada (Inep 2024)

- Estado de SP: 58% de crianças alfabetizadas
- Rede de Campinas: 41% de crianças alfabetizadas (final do 2º ano do fundamental)
- O resultado de 2025 ainda será divulgado


Medidas

A lista passa por oito pontos que serão desenvolvidos gradativamente a partir deste ano:
 

  1. Implementação do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens
  2. Participação na edição 2026 do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
  3. Contratação de consultoria técnica especializada
  4. Plano pedagógico reestruturado, com foco em equidade, a partir de temas sociais
  5. Continuidade das reformas e modernizações das escolas municipais
  6. Criação de espaço inédito para educação ambiental
  7. Compromisso em manter políticas que deram certo
  8. Ampliação do diálogo entre secretaria e profissionais da rede


“Queremos aprimorar o que está dando certo e, com apoio de toda a rede municipal e da comunidade escolar, aplicar novas políticas públicas para corrigir as rotas necessárias e reforçar o ensino”, afirmou a secretária de Educação de Campinas, Patrícia Adolf Lutz.

Veja abaixo, ponto a ponto, o que é cada estratégia para valorizar e qualificar o ensino:


1) Implementação do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens

A Secretaria de Educação aderiu em agosto de 2025 ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. A meta é alcançar o índice de pelo menos 90% para os alunos de 7 anos leitores iniciantes ou fluentes. Para isso, a matriz curricular foi reorganizada para unificação da rede. Isso significa que os estudantes precisam alcançar o mesmo ponto de aprendizado, de forma padronizada, ainda que os caminhos aplicados sejam diferentes pelas escolas. 

A secretaria já havia aderido, em 2024, ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, que reforça o objetivo do Município em melhorar indicadores e recuperar aprendizagens.


2) Participação na edição 2026 do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

A Educação está se preparando para a edição 2026 do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Antes de participar, a Pasta dialogou com as escolas e profissionais de ensino sobre a iniciativa e os preparativos necessários para realizar a adesão.

Neste momento, cerca de 1,6% da população campineira com mais de 16 anos é analfabeta, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 9 de fevereiro, houve o lançamento da campanha municipal “Fevereiro Violeta” para enfrentamento ao analfabetismo entre jovens e adultos.


3) Contratação de consultoria técnica especializada

A secretaria contratou a pedagoga e professora Maria Inês Fini, criadora da primeira versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, para fortalecer as capacitações dos profissionais da Educação e da Fumec.

4) Plano pedagógico reestruturado, com foco em equidade a partir de temas sociais

O plano pedagógico de 2026 é inédito e inclui abordagens de temas sociais urgentes: enfrentamento à violência contra mulheres/valorização das mulheres, antirracismo e emergências climáticas/meio ambiente.

 

5) Continuidade das reformas e modernizações das escolas municipais

Nos últimos dois anos, a Educação aplicou R$ 66 milhões em reformas e melhorias de 36 escolas municipais, com objetivo de melhorar o conforto térmico, a segurança e a acessibilidade. O objetivo é modernizar mais unidades ao longo de 2026, começando pela Emef Sylvia Simões Magro, no Jardim Ipaussurama.


6) Criação de espaço inédito para educação ambiental

Campinas terá uma escola com espaço inédito para educação ambiental e climática no distrito de Joaquim Egídio. O objetivo é iniciar a construção de uma estrutura em terreno próprio da Prefeitura até o fim do ano para um projeto-piloto que vai permitir a visitação dos estudantes matriculados no ensino fundamental: portanto, grupos de alunos de 6 a 14 anos.

 

7) Compromisso em manter políticas que deram certo

A secretaria reforça o compromisso de manter políticas que deram certo e se tornaram referência: manter zerada a fila nas creches para crianças de 0 a 3 anos; a qualidade dos uniformes e kits de materiais, incluindo entregas nas aberturas dos anos letivos; e a oferta de alimentação escolar com qualidade nutricional, valorização de culturas regionais e revisões periódicas de cardápios para tornar o processo de aprendizagem mais confortável.


8) Ampliação do diálogo entre secretaria e profissionais da rede

A comunicação entre secretaria e profissionais está sendo intensificada. “As escolas estão sendo visitadas periodicamente, ampliamos as reuniões com os gestores educacionais e fortalecemos a comunicação institucional em boletins on-line bissemanais para todos”, ressaltou Patrícia. Em dezembro de 2025, a Educação já havia lançado o “Fale Conosco SME”, o canal oficial de comunicação com a comunidade escolar e a população em geral. Este serviço centraliza as respostas a dúvidas e solicitações via WhatsApp, pelo número (19) 2515-7100.

 
 

 

Comentários