Indaiatuba será sede do Campeonato Pan-Americano de Paraciclismo de Pista e Estrada 2026, competição internacional que integra o calendário oficial da União Ciclística Internacional e reunirá atletas de diversos países das Américas. O evento acontece entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março.
As provas de paraciclismo de pista serão disputadas no Velódromo Municipal Joraci Mariano de Barros, na Rua Miguel Domingo, 790, Jardim Regina, com início na quarta-feira, dia 25, a partir das 8h.
Para a realização das provas de estrada, a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que a Avenida Domingos Ferrarezzi terá interdições no sábado, 28 de fevereiro, e no domingo, 1º de março. No trecho entre a Avenida Fábio Ferraz Bicudo e a Rodovia João Ceccon haverá interdição total nas duas datas, das 6h às 16h.
Na Avenida Fábio Ferraz Bicudo, entre as avenidas Domingos Ferrarezzi e Padre Arthur Lupurine Sampaio, a pista no sentido centro bairro será interditada, e o trânsito será compartilhado com a pista contrária, dividindo o fluxo de veículos. As interdições serão lançadas no Waze e no Google Maps. A orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana é para que os condutores busquem rotas alternativas e evitem o trecho durante os horários de bloqueio.
A programação completa será definida na próxima terça-feira, 24 de fevereiro, durante o congresso técnico do campeonato, quando também serão detalhadas as informações operacionais das competições que ocorrerão na cidade. As primeiras provas de pista estão previstas para o dia 25 de fevereiro, a partir das 8h, no Velódromo.
Indaiatuba também será representada por atletas da equipe local no Pan-Americano. Integram a delegação do município Jerusa Geber dos Santos, na classe Tandem; José Cléber de Souza Santos, na classe triciclo T2; Eduardo Ramos Pimenta, na hand bike classe H3; Keiner Pereira, na classe C4; Carlos Alberto Gomes Soares, na classe C1; Ricardo Alafim de Freitas, na classe C5 e Soelito Gohr, classe C5.
Para o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, o campeonato reforça a vocação esportiva da cidade. “Receber o Pan-Americano de Paraciclismo é resultado de planejamento e investimento em infraestrutura esportiva. Indaiatuba demonstra que tem capacidade técnica e organizacional para sediar eventos internacionais e fortalecer o esporte inclusivo”, afirma.
A realização do campeonato deve movimentar a economia local, impulsionar o turismo esportivo e projetar o nome de Indaiatuba no cenário internacional.